Airbags para motos enfrentam desafios técnicos e econômicos na busca por maior segurança (Freepik)
As motos não possuem airbags amplamente difundidos devido a desafios técnicos e econômicos. Ao contrário dos carros, que contam com espaços estruturais para acomodar o equipamento, as motos apresentam dificuldades físicas para sua instalação.
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Além disso, as dinâmicas de acidentes variam bastante, incluindo quedas laterais e arremessos do piloto, o que torna complicado projetar um airbag eficaz para diferentes cenários.
O alto custo também é um fator limitante, pois muitos motociclistas optam por modelos mais acessíveis e não estão dispostos a pagar mais por essa tecnologia de segurança.
Atualmente, a Honda GL 1800 Gold Wing é uma das poucas motos no mercado que conta com airbag, mas sua implementação encarece ainda mais o veículo. O sistema exige componentes adicionais, como cintos para manter o airbag fixo, o que contribui para elevar o preço final. Como a demanda por motos acessíveis é maior, as montadoras não priorizam esse investimento, aguardando um cenário mais favorável para a adoção dessa tecnologia.
Entretanto, isso pode mudar em breve. A sueca Autoliv, em parceria com a italiana Piaggio, está desenvolvendo um novo sistema chamado “bag-on-bike“, previsto para chegar ao mercado ainda neste ano. Esse airbag será instalado na scooter de três rodas Piaggio MP3 e contará com uma bolsa inflável e sensores eletrônicos para reduzir os impactos de colisões frontais.
Enquanto avanços como ABS e controle de tração já se tornaram comuns, a nova aposta pode representar um passo importante para melhorar a segurança dos motociclistas.
Fonte: Olhar Digital | Foto: Freepik | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial